sexta-feira, 27 de novembro de 2009

2ª Jornada do Circuito Nacional Não Seniores é já este fim de semana no Bombarral

É já neste fim de semana que se realiza no Pavilhão Municipal do Bombarral, a 2ª Jornada do Circuito Nacional de Não Seniores - Fase Final. A Associação Académica de Espinho vai estar representada em 4 escalões (Sub13, Sub15, Sub17 e Sub19) com a presença de 8 atletas, acompanhados pelo treinador António Pereira e pelo delegado do clube Luís Pinto.
No escalão de sub13, Gabriela Pereira competirá na modalidade de singulares senhoras, pares senhoras com Maria Sadovski (CHEL) e em pares misto fazendo dupla com João Ferreira de Viatodos. Em sub15, Guilherme Pereira, tal como a sua irmã Gabriela, estará igualmente a competir em singulares, e em pares com Ruben Rocharte (CHEL) e Patricia Ribeiro (Braga). Joana Pereira será a representante da AAE no escalão de sub17, competindo apenas na variante de pares mistos, onde faz dupla com João Barão (CHEL). Finalmente em sub19, o emblema espinhense leva à competição 5 atletas, sendo 2 masculinos e 3 femininos. Ricardo Pereira, será o único representante da AAE em singulares masculinos, e fará ainda pares homens com João Cruz e pares mistos com Paula Carvalho. João Cruz, jogará ainda em mistos com Ana Silva. Em femininos, Paula Carvalho/Isabel Alves jogarão os pares senhoras, sendo neste torneio, muito dificil mas não impossivel, repetir a vitória da 1ª Jornada em Óbidos. Ana Silva competirá ainda em singulares senhoras e pares senhoras com Cristiana Silva de Viatodos. Quem estará ainda na modalidade de singulares senhoras é Paula Carvalho. Finalmente, Isabel Alves, que para esta 2ª Jornada, não conseguiu o apuramento em singulares, vai ainda competir em pares mistos, fazendo dupla com Eduardo Leite da Che-Lagoense.
Boa competição e boa sorte para todos.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sessão de divulgação de badminton na EB2/3 Sá Couto em Espinho

Na passada Sexta-feira, 20 de Novembro, uma delegação da Académica de Espinho deslocou-se à Escola EB2/3 Sá Couto, na cidade de Espinho, a fim de realizar uma sessão de divulgação da modalidade, a qual visava, sobretudo, além de dar a conhecer o que é o badminton aos alunos mais jovens, aumentar o número de inscritos nas actividades do Desporto Escolar daquela instituição de ensino.
Foi conseguido que no pavilhão da escola ficassem marcados e instalados 6 campos, os quais, naquele dia, foram demasiado pequenos e diminutos para acolher o entusiasmo dos cerca de 100 jovens que estiveram presentes e que interagiram com 3 dos nossos atletas dos escalões mais jovens. De facto, aos mais pequenos, alunos dos 5º e 6º anos, bastou colocar-lhes uma raquete na mão e disponibilizar-lhes um volante para que eles se tornassem, de imediato, nos praticantes mais entusiastas da modalidade. Quanto aos resultados obtidos, bem ... só o futuro poderá falar, mas tivemos uns quantos alunos que nos disseram: "o badminton é espectacular! vou já inscrever-me!"
As reacções que recebemos às nossas intervenções deixaram-nos, também a nós, tremendamente entusiasmados. Se, por um lado, enquanto os miúdos estiveram em contacto directo com o volante e com a raquete concluímos que a nossa modalidade pode ter níveis de adesão elevadíssimos naqueles escalões etários, por outro, quando eles rodearam um court e durante 5 minutos assistiram a um pequeno jogo entre mim e o Jorge Azevedo, conseguiram pôr-nos com "pele de galinha" com os seus aplausos e expressões de entusiasmo perante aquilo que viam.
Ainda agora me estou a interrogar sobre os muitos e espontâneos pedidos de autógrafos a que nós e, sobretudo, os nossos atletas não seniores tivemos que corresponder ...
Com acções deste tipo e com o acompanhamento que no futuro quase imediato é preciso dar aos que beneficiaram desta acção (alunos e professores), o badminton vai sair a ganhar, de certeza absoluta.
António Pereira (AAE)

Académica de Espinho melhora resultados na 2ª Jornada do Circuito Nacional de Séniores

Os atletas da Associação Académica de Espinho melhoraram, em muito, as suas prestações na 2ª Jornada do Circuito Nacional de Seniores. Depois de Santiago do Cacém, onde apenas Lúcia Ramires tinha conseguido chegar a uma final, garantindo o 2º lugar na prova de pares senhoras com Ana Santos (AAC), este fim de semana no Porto, e na categoria B, a dupla Jorge Azevedo/Rui Pereira estiveram quase perfeitos, perdendo apenas na final , perante uma dupla da Madeira (José P. Sousa/Miguel Jardim). Na categoria C, o destaque vai para António Pereira/João Boto, que contra todas as expectativas conseguiram um brilhante 3º lugar, ao alcançarem as 1/2 finais da prova de pares homens. Também Lúcia Ramires/Ana Santos (AAC), conseguiram a 3ª posição da prova de pares senhoras. Na categoria D, destaque para Francisco Cardoso, com um brilhante 3º lugar em singulares e finalista derrotado na prova de pares mistos, ele que fez dupla com Sónia Carvalho de Alhos Vedros. Hugo Ferreira eliminado nos 1/8 e Luís Jacinto e as duplas Francisco Cardoso/António Silva - Hugo Ferreira/Luís Jacinto nos 1/4 final, também contribuíram para a boa prestação da AAE nesta 2ª Jornada. Esta foi uma prova polémica, com o torneio a correr mesmo o risco de não se realizar devido às condições anómalas verificadas dentro do pavilhão. Vento, por vezes forte e piso demasiado escorregadio, estiveram na base de algumas desistências de atletas, para não colocarem em causa a sua integridade física.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

AAE em acção de divulgação em escola de Espinho

A AAE - Associação Académica de Espinho realiza na próxima sexta-feira, 20 de Novembro, a partir das 9h00, uma acção de divulgação da modalidade na Escola EB2/3 Sá Couto, em Espinho. A acção, com carácter fundamentalmente prático e demonstrativo, destina-se quer aos alunos quer aos professores de Educação Física. Incidirá sobre aspectos básicos do ensino do badminton (pega da raquete, posição base, movimentação, técnica de batimentos, regras), contando com a presença de alguns atletas não seniores do clube e será orientada por António Pereira, Jorge Azevedo e Luís Pinto, responsáveis pelo clube academista de Espinho.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Troca de correspondência entre a AAE e a FPB, a respeito de mais uma decisão ilegal desta última:

Em 11/11/2009, enviei a seguinte comunicação à FPB:

"Exmos. Senhores,
A FPB comunicou ontem a alteração das datas de realização do Curso de Treinadores Nível 1, bem como do Calendário Oficial 2009/2010.
O atleta da AAE Luís Pinto inscreveu-se para o referido curso.
Como a data inicialmente prevista para o começo do curso (21 de Novembro) coincidia com a 2ª Jornada do Circuito Nacional de Seniores, o Luís Pinto não se inscreveu para participar nesta competição. Se as novas datas do Curso de Treinadores fossem conhecidas antes do fim do prazo das inscrições do torneio, o atleta ter-se-ia inscrito no mesmo.
Assim, a fim de evitar a situação injusta de o atleta não poder participar na competição, venho solicitar sejam aceites as suas inscrições nos seguintes termos:
...
Grato pela melhor atenção.
Com os melhores cumprimentos.
Augusto Ínsua Pereira - AAE badminton"

Resposta da FPB, enviada em 13/11/2009:
"...
Informamos V. Exa. que não é possível aceitar a inscrição do referido atleta ...
Tomamos ainda a liberdade de esclarecer que os agentes desportivos são livre das suas opções e a Federação, como é público, tem o direito de e a necessidade de fazer ajustes na sua programação e divulgá-la em tempo oportuno.
Em face do exposto, lamentamos não existirem condições que possam conciliar as diversas vontades e ou opções.
...
Joaquim Gonçalves
(Depart. de Formação)"

Respondi da seguinte forma:

"Exmos. Senhores,

Recebido o V. Ofício 564/09, vimos dizer o seguinte:

Entendemos perfeitamente a razão de se afirmar que "é público" que a FPB tem a necessidade de de fazer ajustes na programação.
Tal programação, nomeadamente quanto ao Calendário Oficial, é tão feita tão tarde e tão mal, conforme provam os factos (erros, alterações, etc.), que todas as pessoas ligadas à modalidade percebem que a mesma, obrigatoriamente, tem que ser, muitas vezes, alterada.
Além disso, não precisavam V. Exas. de se socorrer da "liberdade" de esclarecer que "os agentes desportivos são livres das suas opções" (o erro gramatical é da responsabilidade do autor da circular). Primeiro, porque todos conhecemos sobejamente qual a liberdade que reina na Nossa modalidade, do que é exemplo a decisão que ora nos é comunicada, indicadora que essa liberdade é uma pura utopia. Adiante se verá ... Quanto à liberdade dos agentes e às suas opções, essas derivam do facto de Portugal ser um Estado de Direito democrático, apesar de muitos, em muitas instituições públicas, teimarem em querer reduzir o espaço dos direitos, liberdades e garantias individuais.
E, caros senhores, por muito que vos custe ler o seguinte, a decisão que ora nos foi comunicada constitui uma violação dos direitos mais elementares do meu colega Luís Pinto. Porquê?
Sem entrar em grandes pormenores do raciocínio jurídico elaborado pelos juristas que consultei (...!), dir-se-á que:
- à data do fecho das inscrições para a 2ª Jornada (03/11/2009) estava no Calendário Oficial que a mesma se realizava a 21 e 22/11/2009 e que nessas datas se realizava, também, o curso de treinadores;
- assim, a 03/11/2009 o Luís Pinto tinha o direito de escolher entre um dos dois eventos e escolheu o 2º, na suposição lógica que se realizariam os dois;
- a 10/11/2009, a FPB alterou as datas de realização do referido curso e o Luís Pinto ficou sem DIREITO nenhum! Nem torneio nem curso! Isto porque a FPB teve a necessidade de alterar a calendarização dos eventos. Essa alteração implica que o agente desportivo perdeu o direito que antes tinha e consistia em optar por um de dois eventos.
- os direitos dos agentes desportivos não podem ser assim coarctados perante a "liberdade" da FPB em alterar a sua programação! Ao direito de a FPB alterar a sua programação tem que corresponder o direito dos agentes desportivos afectados reverem as suas opções em relação à sua participação nas actividades da FPB.
OU SEJA: era bom que V. Exas. entendessem que quando alteram as actividades NÃO PODEM causar prejuízos aos agentes desportivos, pelo menos sem dar o direito aos afectados de reverem em prazo razoável as suas opções. A uma alteração tem que se seguir o conferir novamente o direito aos atingidos de reverem o exercício dos seus direitos.
É ELEMENTAR!
Para ilustrar o ridículo da situação vamos supor que: a 21 e 22/11/2009 a FPB organizava não um torneio e um curso, mas dois cursos: um de árbitros e um de treinadores. Um qualquer interessado inscrevia-se no curso de treinadores. Depois do final do prazo das inscrições para o curso de árbitros (que era o mesmo do curso de treinadores), o curso de treinadores era anulado ou as suas datas alteradas. Será difícil de perceber que a FPB TINHA que dar (APENAS) aos que se tinham inscrito no curso de treinadores o direito de se inscreverem no curso de árbitros? Será? Será que um qualquer interessado não tinha o direito de dizer: já que mudaram as datas ou anularam o evento, então aceitem a minha inscrição no outro?
A mais elementar justiça exige que V. Exas. corrija a decisão que tomaram em relação à inscrição do Luís Pinto na 2ª Jornada de Seniores!

Vem-se requerer que a FPB o faça.

Augusto Ínsua Pereira - AAE badminton"

Aguardamos a resposta da FPB ao nosso requerimento, mas a resposta apenas pode ser uma !

Sem comentários ... (meus!)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ricardo Pereira, Paula Carvalho, Ana Silva em sub19 e Guilherme Pereira sub15 seguem para o Bombarral

Realizou-se no passado sábado no pavilhão Municipal de Paços de Ferreira a 2ª Jornada do Circuito Nacional de Não Seniores - Fase de apuramento em singulares, para o Torneio Nacional a realizar nos dias 28 e 29 de Novembro no Bombarral.
Dos atletas não seniores da AAE, apenas Gabriela Pereira em sub13, já sabia que estava directamente apurada para a 2ª fase do Circuito Nacional de Não Seniores. Todos os outros tiveram que discutir o apuramento. Em sub15 masculinos Guilherme Pereira conseguiu o 2º lugar da prova, garantindo desde logo o seu apuramento. Nos sub17, as atletas Joana Pereira e Renata Carvalho apesar de terem melhorado bastante, relativamente à 1ª Jornada, ainda não conseguiram o apuramento para a fase final de singulares. Nos sub19 Femininos, as expectativas eram grandes no apuramento das 3 atletas da AAE. No entanto, Isabel Alves, não teve sorte no sorteio, sendo a única não apurada. Ana Silva com o 3º lugar e Paula Carvalho com o 2º lugar garantiram o apuramento. Finalmente em singulares masculinos sub19, Ricardo Pereira, conseguiu os seus objectivos, arrancando um 2º lugar na competição, o que lhe garantiu desde logo o apuramento para o Bombarral. João Cruz e Duarte Azevedo, estiveram perto, mas não o suficiente para o apuramento.
Para todos estes atletas, o fundamental é a competição. Os resultados, mais tarde ou mais cedo irão aparecer. Trabalho e mais trabalho nos treinos, será um factor importante para um futuro com mais sucesso.

Resultados
SUB15
Singulares Homens
GUILHERME PEREIRA* – perdeu na final 0-2 com Manuel Bastos (FAC
SUB17
Singulares Senhoras
RENATA CARVALHO – perdeu nas 1/2, 1-2 com Joana Sousa (BCB
JOANA PEREIRA – perdeu nas 1/4 por 0-2 com Ana Rita Santos (CA)
SUB19
Singulares Homens
JOSÉ RICARDO PEREIRA*
– perdeu na Final 0-2 com João Neto (BCB
JOÃO CRUZ – perdeu nas 1/4 por 1-2 com Rui Freitas (BCPF)
DUARTE AZEVEDO – perdeu nas 1/4 por 0-2 com João Neto (BCB)
Singulares Senhoras
PAULA CARVALHO*
– perdeu na final por 0-2 com Ana Almeida (CA)
ANA SILVA* – perdeu na 1/2 por 0-2 com Ana Almeida (CA)
ISABEL ALVES – perdeu na 1/4 por 0-2 com Ana Almeida (CA)
* - Atletas apurados para o Torneio Nacional de singulares
Paula Carvalho conseguiu o apuramento em singulares senhoras

Guilherme Pereira em sub15 vai estar na prova de singulares no Bombarral
Duarte Azevedo participou pela 1ª vez numa prova do Campeonato Nacional
Isabel Alves não teve a sorte do seu lado, sendo afastada da competição de singulares

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

2ª Jornada do Circuito Nacional Não Seniores - Torneio Zonal

É já no próximo sábado, 14 de Novembro, que os atletas mais jovens da AAE participam na 2ª Jornada do Circuito nacional de Não Seniores. Nesta primeira fase, de apuramento em singulares, que se disputa no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, serão 9 os atletas da AAE em competição. No escalão de sub13, Gabriela Pereira é a única atleta da AAE, já apurada para a 2ª fase que se realiza no Pavilhão Municipal do Bombarral nos dias 28 e 29 de Novembro. Os restantes atletas terão de disputar um apuramento, em alguns casos complicado, com atletas do Badminton Clube de Braga, Famalicense Atlético Clube, Clube Albergaria, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Via Todos, Badminton Clube de Paços de Ferreira e AMRCTrancoso.
No escalão de sub15, o academista Guilherme Pereira, vai tentar ser um dos 2 apurados para a 2ª fase, e estar presente pela 2ª vez consecutiva no torneio nacional na prova de singulares. Já no escalão de sub17, as meninas Joana Pereira e Renata Carvalho, tentam o 1º apuramento em singulares senhoras para a 2ª fase do nacional, uma vez que no passado mês de Outubro, se ficaram pelo torneio zonal. No escalão de sub19, e na prova de singulares senhoras, Isabel Alves, Ana Silva e Paula Carvalho, terão de lutar com mais 6 adversárias para conseguirem cada um dos 4 lugares em aberto para a fase final da 2ª Jornada do Circuito Nacional. Finalmente no sector masculino, José Pereira, Duarte Azevedo e João Cruz, em conjunto com mais 16 atletas de outros clubes, vão disputar as 3 vagas existentes para o Bombarral. Na 1ª Jornada (torneio zonal), disputada em Sta. Maria de Lamas, José Pereira, foi o único a conseguir o apuramento para a 2ª fase. Uma vez mais os atletas da Associação Académica de Espinho, serão acompanhados pelo treinador António Pereira e pelo dirigente Luís Pinto. A Secção de Badminton da AAE, deseja a todos os atletas um excelente torneio, e que todos consigam o seu objectivo, que é o apuramento para o Bombarral!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Paula Carvalho e Isabel Alves de Ouro em Óbidos na 1ª Jornada do Circuito Nacional Não Seniores

A Associação Académica de Espinho conseguiu este fim de semana em Óbidos os seus melhores resultados de sempre nas camadas mais jovens. Paula Carvalho/Isabel Alves conseguiram o 1º lugar na prova de pares senhoras sub19, iniciando assim da melhor maneira o Circuito Nacional de Não Seniores. Foi uma vitória muito saudada pelas atletas da AAE, que conseguiram assim o seu primeiro triunfo em provas do circuito nacional. Ainda em sub19, de realçar a excelente prestação de Isabel Alves que fazendo dupla com Ruben Vieira do Grupo Desportivo do Estreito, estiveram igualmente a um passo de fazer história para o clube espinhense. Esta dupla perdeu apenas na derradeira partida frente aos algarvios Rafael Lopes/Amélia Mateus por 9-21/23-21/16-21. No entanto e nunca é demais referir, a vitória conseguida pelo par de Espinho/Estreito, na 1/2 final sobre os recentes vencedores da 1ª Jornada de Elites João Cabral/Catarina Cristina. Ainda a destacar nesta 1ª Jornada do Circuito Nacional o 3º lugar alcançado pela sub13 Gabriela Pereira na variante de pares senhoras.
Parabéns a todos os atletas da AAE que este fim de semana, acompanhados pelo técnico António Pereira e pelo dirigente Luis Pinto, escreveram uma página de Ouro na história do badminton na Académica de Espinho.

Resultados dos atletas da AAE
Sub13
SS - 1/8 F - Gabriela Pereira perdeu com Mariana Araújo (CHEL) por desistência
PS - 1/4 f - Gabiela Pereira/Maria Sadovski (CHEL) venceram Ana Rolim/Maria Pereira (JAC) por 21-1/21-0
PS - 1/2 F - Gabriela Pereira/Maria Sadovski (CHEL) perderam com Mariana Chang (SIMPS)/Mariana Araújo (CHEL) por 8-21/11-21
PM - 1/8 F - Gabriela Pereira/J.Ferreira (AHBVV) perderam com Ricardo Silva/Mariana Araújo (CHEL) por 8-21/10-21
Sub15
SH - 1/8 F - Guilherme Pereira perdeu com Rui Mendes (AAC) por 9-21/12-21
PH - 1/8 F - Guilherme Pereira/R.Rocharte (CHEL) venceram T. Matias/H.Dias (SIMPS) por 21-8/21-13
PH - 1/4 F - Guilherme Pereira/R.Rocharte (CHEL) perderam com A.Raposo/M.Duarte (MVD) por 10-21/12/21
PM - 1/8 F - Guilherme Pereira/P.Ribeiro (BCB) perderam com A.Raposo/D.Rei (MVD) por 8-21/6-21
Sub17
PS - 1/8 F - Joana Pereira/C.Gomes (CBL) venceram I.Cavaco/J.Pereira (SIMPS) por 21-19/21-13
PS - 1/4 F - Joana Pereira/C.Gomes (CBL) perderam com M.Carvalho/S.Gonçalves (FAC) por 14-21/3-21
PM - 1/8 F - Joana Pereira/J.Barão (CHEL) perderam com A.Gonçalves (VFC)/A.Perreira (ADP) por 18-21/12-21
Sub19
SH - 1/8 F - José Pereira perdeu com Fábio Assunção (ESMA) por 21-14/20-22/18-21
SS - 1/8 F - Paula Carvalho perdeu com Inês Bastos (FAC) por 9-21/12-21
SS - 1/8 F - Ana Silva perdeu com Cátia Santos (MVD) por 15-21/16-21
SS - 1/8 F - Isabel Alves perdeu com Maria Rodrigues (AAC) por 21-18/16-21/11-21
PH - 1/4 F - José Pereira/João Cruz perderam com A. Ornelas (UDS)/R.Vieira (GDE) por 6-21/7-21
PS - 1/4 F - Paula Carvalho/Isabel Alves venceram C.Silva (AHBVV)/N.Guerra (GRAJ) por 21-15/21-12
PS - 1/2 F - Paula Carvalho/Isabel Alves venceram A. Costa (CSMA)/A.Mateus (CHEL) por F.C
PS - Final - Paula Carvalho/Isabel Alves venceram A.Ferreira/T.Domingues (AHBVV) por 21-17/24-22
PM - 1/8 F - João Cruz/Ana Silva perderam com L.Baia/M.Rodrigues (AAC) por 3-21/17-21
PM - 1/4 F - José Pereira/Paula Carvalho perderam com J.Cabral (SFRUA)/C.Cristina (CDMB) por 19-21/4-21
PM - 1/8 F - Isabel Alves/Ruben Vieira (GDE) venceram N.Tavares/J.Roseiro (AAC) por 21-14/21-8
PM - 1/4 F - Isabel Alves/Ruben Vieira (GDE) venceram T.Pereira/C.Silva (AHBVV) por 21-6/21-9
PM - 1/2 F - Isabel Alves/Ruben Vieira (GDE) venceram J.Cabral (SFUA)/C.Cristina (CDMB) por 21-19/18-21/21-13
PM - Final - Isabel Alves/Ruben Vieira (GDE) perderam com R.Lopes/A.Mateus (CHEL) por 9-21/23-21/16-21